A RedeTV! e outras duas empresas ligadas ao refrigerante Dolly
(Detall-Part, detentora da marca Dolly, e Ragi Refrigerantes,
responsável pelo engarrafamento e comercialização do refrigerante)
perderam uma causa contra a Coca-Cola e foram condenadas a pagar R$ 1
milhão em indenização à multinacional. O TJ-SP (Tribunal de Justiça de
São Paulo) entendeu que o “Programa 100% Brasil” tentou prejudicar a
imagem do refrigerante Coca-Cola em notícias, debates e entrevistas, com
o objetivo de incrementar as vendas da concorrente Dolly.
Os
assuntos abordados no programa falavam sobre supostas práticas ilícitas
da Coca-Cola, como sonegação fiscal, corrupção ativa, concorrência
desleal e adição de substância entorpecente ao xarope do refrigerante.
As
empresas Detall-Part e Ragi Refrigerantes alegam que seus
representantes participaram do programa apenas como entrevistados e que
não receberam orientação sobre suas declarações.
A RedeTV! afirma
que não tem responsabilidade sobre o conteúdo do programa porque a
compra do espaço na grade de programação do canal foi acertado entre a
Dolly e um terceiro.
A decisão
“As
reportagens e entrevistas veiculadas no programa tinham por único objeto
explorar denúncias de irregularidades envolvendo a empresa autora
[Coca-Cola], tanto que foram entrevistados basicamente ex-funcionários,
parlamentares e outras autoridades públicas que, de alguma forma,
guardavam relação com as acusações desferidas contra a requerente
[Coca-Cola]”, diz a decisão do TJSP.
De acordo com o relator do
processo, o desembargador Francisco Loureiro, “é possível concluir, sem
sombra de dúvida, que o objetivo maior do programa não era informar o
público acerca de fatos relevantes e de notório interesse público, mas
sim ofender a Coca-Cola”.
FONTE E REDAÇÃO: http://br.noticias.yahoo.com
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