O Maracanã, hoje em obras para a Copa de 2014, viu e não acreditou. Nem ele, nem a maioria das pessoas que estavam por lá. O baile do vermelho preto ficou preto e branco. Era 21 de fevereiro de 2009, um sábado de carnaval no Rio de Janeiro. Flamengo e Resende se enfrentavam pela semifinal da Taça Guanabara. Tinha tudo para ser um desfile rubro-negro, só que o samba atravessou. Naquela tarde, o previsível não foi ao jogo.
Pênalti para o Resende. Bruno Meneghel: 1 a 0. Desorganizado, o Flamengo de Cuca não conseguia se encontrar no meio-campo. Um a zero que virou dois no segundo tempo. Hiroshi, em bomba de fora da área, venceu Bruno e fez a paciência do torcedor rubro-negro acabar. O Flamengo diminuiu. Após bonita jogada de Willians, Josiel dividiu com o goleiro Cesar e marcou. Mais Resende? Bruno Meneghel. Incrivelmente fácil: 3 a 1, e classificação inédita para a final conquistada (assista ao vídeo) – o resende foi derrotado pelo Botafogo na decisão.
Curiosamente, aquela foi a última derrota do Flamengo no Campeonato Carioca para uma equipe considera pequena. Desde então, foram 36 jogos, 29 vitórias e sete empates.
Obina não conseguiu levar o Flamengo à decisão da Taça GB de 2009 (Foto: Globoesporte.com)
A eliminação tumultuou o ambiente na Gávea. Dois dias depois, o lateral-esquerdo Juan discutiu com o preparador físico Riva Carli. Após se reunir com o vice-presidente de futebol Kleber Leite, o elenco foi divido em dois grupos para a realização de atividades físicas, mas a receptividade com o trabalho proposto pelo preparador não foi das melhores.
Enquanto metade fazia musculação na academia, o restante dos jogadores fez um circuito de corrida por 40 minutos no gramado. Na troca de grupos, reclamações sobre o tempo programado. Se alguns atletas diziam que “40 minutos era demais” em tom baixo, o lateral-esquerdo Juan, hoje no Santos, disparou:
- Quarenta minutos? Está de brincadeira. Não f...
Flamengo x Resende... de novo
Felipe na volta do Flamengo de Buenos Aires
(Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
Três anos se passaram, um novo sábado de folia se aproxima, e eles têm um reencontro. Desta vez, em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Vale a classificação para a semifinal. Empatados com 12 pontos, eles disputam uma das vagas do Grupo A. O time do Sul Fluminense tem a vantagem do empate. O Rubro-Negro precisa da vitória para não depender de um tropeço do Botafogo, que enfrenta o Macaé. Todas as partidas da rodada começam às 16h20m (de Brasília).
O goleiro Felipe alerta: se não tomar cuidado, o Flamengo corre o risco de receber nota zero... de novo. A eliminação virou lição.
- O Resende não está com 12 pontos à toa. Temos de respeitar para não sermos surpreendidos. Não só porque o Resende estragou o carnaval do Flamengo uma vez, mas pela campanha que o time faz. Se pensamos em chegar à decisão, temos de jogar de igual para igual.
Após o treino da manhã, no Ninho do Urubu, a delegação rubro-negra viaja para a Cidade do Aço à tarde.
A ficha do jogo de 2009:
FLAMENGO 1 X 3 RESENDE
Bruno, Airton, Fábio Luciano e Thiago Sales; Léo Moura (Maxi) , Willians, Marcelinho Paraíba, Ibson e Juan; Zé Roberto (Kleberson) e Obina (Josiel). | Cléber, Leandro, Naílton e Breno; Bruno Leite, Márcio Gomes (Hiroshi), Fred (Fábio Azevedo), Léo e Marquinhos; Bruno Meneghel e Fabiano (Beto). |
Técnico: Cuca. | Técnico: Roy. |
Gols: Bruno Meneghel, aos 27 do primeiro tempo. Hiroshi, aos 31, e Josiel, aos 39, e Bruno Meneghel aos 46 do segundo tempo. |
Cartões amarelos: Airton, Obina e Juan (Flamengo); Leandro e Bruno Leite (Resende). Cartões vermelhos: Airton e Fábio Luciano (Flamengo); Leandro (Resende). |
Estádio: Maracanã. Data: 21/02/2009. Árbitro: Felipe Gomes da Silva. Auxiliares: Eduardo da Souza Couto e Rodrigo Pereira. | |
FONTE E REDAÇÃO: http://globoesporte.globo.com