Fluminense vence o Zamora fora, segue único 100% e é o 1º classificado às oitavas
O meia Deco, do Fluminense, disputa a bola com Zafra, do Zamora

Com um gol de Rafael Sobis no segundo tempo, o Fluminense manteve a campanha perfeita na Copa Libertadores e venceu o Zamora, por 1 a 0, nesta quinta-feira à noite, na cidade de Barinas, na Venezuela.

O resultado positivo deu ao Fluminense a classificação para as oitavas de final com duas rodadas de antecedência. O Tricolor carioca é o único time com 100% de aproveitamento na atual competição sul-americana e o primeiro a garantir a vaga na próxima fase.

O Flu segue na liderança do grupo 4, com 12 pontos, quatro vitórias em quatro jogos. O segundo colocado é o Boca Juniors, que soma sete pontos, seguido do Arsenal-ARG, que tem três, e do Zamora, que tem apenas um ponto.

Para conquistar a vitória nesta quinta, o time dirigido por Abel Braga, que faz a melhor campanha entre todos os participantes da Libertadores, não precisou mostrar um grande futebol. Para derrotar o Zamora, o time tricolor apenas administrou a partida diante da fraqueza do adversário que mostrou muito empenho e e nenhuma capacidade técnica.

O Fluminense voltará a jogar pela Libertadores no dia 11 de abril, contra o Boca Juniors, no Engenhão. Pelo campeonato carioca, o Tricolor das Laranjeiras enfrentará o Botafogo, neste domingo, no Engenhão.

O jogo
O Fluminense começou a partida tocando a bola de forma muito lenta no seu campo, tentando atrair a equipe venezuela, mas o Zamora preferiu ficar em seu campo, o que contribuiu para tornar a partida bastante monótona. Só aos oito minutos aconteceu o primeiro lance de ataque, com a tentativa de Thiago Neves de surpreender o goleiro Forero com um chute de longa distância, mas o venezuelano defendeu sem dificuldades.

Aos 12 minutos, Wellington Nem mandou a bomba, o goleiro Forero defendeu parcialmente e Diguinho foi bloqueado ao tentar apanhar o rebote. O lance animou a equipe brasileira, que criou nova chance no minuto seguinte, novamente com Wellington Nem, que penetrou na área e caiu ao dividir com o goleiro Forero, mas o árbitro considerou o lance como normal.

Só depois desse lance é que a equipe venezuelana saiu mais para o jogo. Aos 17 minutos, após falha de Valencia, Córdoba ficou com a bola, mas mandou o cruzamento nas mãos de Diego Cavalieri.

O Zamora teve a sua melhor oportunidade aos 23 minutos, quando González lançou Córdoba pela direita e o atacante descobriu Zambrano livre na grande área, mas a conclusão do jogador venezuelana foi muito ruim. A bola encobriu a trave defendida por Cavalieri.

O lance animou a equipe da casa. Aos 27 minutos, Leandro Euzébio saiu jogando errado, Vargas tabelou com Córdoba, entrou na área mas Diego Cavalieri saiu nos pés do atacante e impediu o gol do Zamora.

O Fluminense continuava atuando de forma apática, com Deco mostrando pouca inspiração, o que prejudicava as manobras de ataque do time comandado por Abel Braga. Apenas Wellington Nem tentava imprimir velocidade ao jogo.

Aos 38 minutos, Deco lançou Fred, completamente livre na grande área, mas o artilheiro errou ao tentar encobrir o goleiro Forero e mandou a bola por cima do travessão. Aos 41 minutos, Deco lançou Wellington Nem, que caiu se queixou de ter sido agarrado na área, mas o juiz considerou o lance como normal. No minuto seguinte, Forero teve que sair do gol para evitar a conclusão de Fred.

A resposta da equipe venezuela foi um chute de Córdoba que não levou perigo para o gol defendido por Diego Cavalieri.

Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e mantiveram o ritmo lento que caracterizou a etapa inicial. O primeiro lance de perigo aconteceu aos seis minutos, quando Thiago Neves bateu escanteio e Fred cabeceou por cima. Aos nove minutos, o Zamora chegou ao ataque em arrancada de Córdoba que chutou em sem levar perigo.

Pelo lado brasileiro, Wellington Nem continuava sendo o mais eficiente nas jogadas ofensivas, mas não contava com a ajuda dos companheiros, principamente Deco e Thiago Neves que pouco participavam da partida.

Aos 23 minutos, Fred teve uma grande chance para marcar, Thiago Neves colocou Fred de frente para o gol, e o artilheiro tentou encobrir o goleiro Forero, mas a bola saiu fraca e o zagueiro Rodriguez salvou, mandando a bola para escanteio. O lance animou o Tricolor, que criou nova oportunidade em chute cruzado de Wellington Nem, que Forero salvou. Aos 28 minutos, Abel Braga trocou Thiago Neves por Lanzini e logo depois Wellington nem por Rafael Sobis.

O Zamora assustou aos 29 minutos, em chute violento de González que obrigou Diego Cavalieri a se esforçar para evitar o gol.

Aos 33 minutos, o Fluminense marcou. Lanzini foi derrubado na intermediária. Rafael Sobis, na sua primeira participação, mandou a bola no canto direito de Forero, que foi enganado pelo toque na barreira e acabou saltando com atraso.

O Zamora tentou partir para o empate mas sem força ofensiva nem chegou a ameaçar o gol defendido por Diego Cavalieri, e o Fluminense ainda teve a chance de ampliar em chute de Rafael Moura aos 43 minutos, mas a bola passou perto do gol.

FICHA TÉCNICA:ZAMORA 0 X 1 FLUMINENSE
Local: Estádio La Carolina, em Barinas (Venezuela)
Data: 29 de março de 2012 (Quinta-feira)
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Assistentes: Luis Alvarado (Equador) e Byron Romero (Equador)
Cartão Amarelo: Vargas(Zamo); Leandro Euzébio(Flu)
Gol:FLUMINENSE: Rafael Sobis aos 33 minutos do segundo tempo

ZAMORA: Álvaro Forero; Semperena, Bustamante e Galezo(Torres): Zafra, Rodríguez, Vargas, Noriega, Zambrano(Yanes) e González; Córdoba(Martinez)
Técnico:Oscar Gil

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Anderson, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Deco e Thiago Neves(Lanzini); Wellington Nem(Rafael Sobis)e Fred(Rafael Moura)
Técnico: Abel Braga 

FONTE E REDAÇÃO:  http://esportes.br.msn.com