A construção da nova área de boxes para 2013 no padrão internacional na Reta Oposta do autódromo de Interlagos
muda todo o eixo de concentração do circuito nas corridas,
especialmente na F-1. A largada, a torre de controle e até o pódio não
serão mais na atual Reta dos Boxes, pelo projeto apresentado pela
SPTuris, administradora do local, com a Confederação Brasileira de
Automobilismo (CBA), nesta quarta-feira.
Toda a movimentação ficará concentrada no miolo onde atualmente é um
matagal, do lado esquerdo da pista, observando no sentido de corrida. O
paddock, área de circulação das equipes e vips, ocuparia parte do espaço
que atualmente recebe um estacionamento. Até o portão principal passa
da avenida Senador Teotônio Vilela, onde fica o 7, para a avenida
Feliciano Correia/Estação. A intenção é privilegiar o acesso pela
estação Autódromo da CPTM (Linha 9).
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À esquerda, o autódromo atualmente com o pontilhado em vermelho apontando onde ficam os boxes; já à direita, com contorno vermelho, onde o projeto prevê os novos boxes, na Reta Oposta |
Os novos boxes terão o tamanho exigido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), assim como a nova Torre de Controle.
Segundo Everaldo Júnior, diretor de Eventos da SPTuris, "o local será
funcional, sem nenhum projeto ao nível de circuitos como Dubai ou Abu
Dhabi", avisa. A reta, por exigência de segurança na saída dos boxes
(que ficarão na subida do Laranjinha), pode ganhar alguns metros, mas
isso ainda não está confirmado.
O atual boxe perderia os dois andares que possui (ficariam só os boxes e
o mezanino) e continuaria sendo utilizado em provas nacionais. Com
isso, a área de visão das arquibancadas na reta seria ampliado,
inclusive, já que o setor é mais alto.
O projeto prevê a construção de arquibancadas definitivas na área entre a
reta Oposta e o antigo Retão, que será transformado em uma pista de
arrancadas. O desejo da SPTuris é conseguir uma arquibancada que gire de
lado de acordo com o evento, já que as duas pistas são paralelas.
Nesta mesma área, junto com o lago, seriam construídos, no futuro, um
parque, o Museu do Automóvel (ou da Indústria Automobilística), quadras e
a área de mata seria reflorestada. No entorno do autódromo seria
construído ainda uma ciclovia.
Divulgação | ||
O projeto completo para o autódromo de Interlagos, com a área do parque, museu e até uma ciclovia |
Para a construção do novo setor e da reforma da Curva do Café, a
Prefeitura de São Paulo aguarda a finalização do projeto técnico (para
inclusive definir o custo da obra), o que acontece até o fim de maio,
para então abrir a licitação, e iniciar as obras depois do GP do Brasil
deste ano, em novembro.
O projeto inteiro faz parte de um plano diretor para a região de
Interlagos, que será concluído até o final do ano, para ser entregue à
próxima administração, pois acontecem eleições municipais neste ano.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br
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