Nem o mais otimista dos ferristas poderia imaginar o que aconteceu no
GP da Malásia deste domingo. Nem o próprio Fernando Alonso. Em uma
corrida tumultuada no circuito de Sepang, o bicampeão mundial deixou os
rivais para trás, segurou a pressão de um surpreendente Sergio Pérez, da
Sauber, e levou o tão criticado carro da Ferrari a uma improvável
vitória. O espanhol, que chegou a sugerir o encerramento da prova
durante a paralisação pela forte chuva, satisfeito com a quinta
colocação, guiou com perfeição na pista molhada e manteve o ritmo no
piso seco para cruzar em primeiro lugar. Com o resultado, o espanhol
assumiu a liderança do campeonato com 35 pontos, cinco à frente de Lewis
Hamilton, terceiro colocado na prova.
Fernando Alonso leva criticada Ferrari à vitória na Malásia (Foto: Agência Reuters)
O brasileiro Felipe Massa teve um domingo bem mais complicado que o do
companheiro de Ferrari. O brasileiro chegou apenas na 15ª posição. Mas o
país teve motivos para festejar. Bruno Senna fez uma boa corrida e se
aproveitou das confusões dos rivais ao longo da prova para levar sua
Williams ao sexto lugar, somando oito pontos na classificação. O pódio
foi completado por Pérez, que fazia corrida brilhante, mas errou a
poucas voltas do fim, quando pressionava Alonso, e Lewis Hamilton, que
largou na pole mas só conseguiu chegar em terceiro.
Confira as melhores imagens do fim de semana na Malásia
Pérez comemora segundo lugar (Foto: Reuters)
Primeiro colocado no GP da Austrália, Jenson Button jogou fora as
chances de vitória ao errar quando tentava ultrapassar o retardatário
Narain Karthikeyan, da HRT. O inglês precisou parar nos boxes para
trocar o bico da McLaren e terminou apenas em 14º. Destino semelhante
teve Sebastian Vettel. O bicampeão mundial teve o pneu furado ao tentar
superar uma HRT e ficou apenas com o 11º lugar. Seu companheiro de RBR,
Mark Webber, foi o quarto colocado. Uma das melhores equipes nos
treinos de Sepang, a Mercedes foi uma das mais lentas no piso molhado.
Michael Schumacher, terceiro no grid, foi apenas o 10º na corrida, três
posições à frente do compatriota Nico Rosberg.
Os pilotos voltam à pista daqui a três semanas, para o GP da China no
dia 15 de abril, com transmissão de treino e corrida pela TV Globo e em
Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Chuva movimenta corrida em Sepang
O forte calor malaio deu lugar a uma chuva tímida momentos antes da
largada em Sepang, fazendo os pilotos optarem por pneus intermediários e
movimentando o início da prova. Logo na primeira curva, Button tentou
ultrapassar Hamilton, mas não obteve o mesmo sucesso do GP da Austrália.
O pole position espalhou o companheiro de equipe e conseguiu manter a
liderança.
Quem fez ótima largada foi Romain Grosjean, pulando do sétimo para o
terceiro lugar. Entretanto, o francês se chocou com Schumacher na curva
4, e os dois acabaram rodando. Voltas depois, ele perdeu o controle da
Lotus, atolou na brita e foi o primeiro a abandonar a prova. Massa
ganhou duas posições na primeira volta e pulou para 10º. Bruno Senna,
assim como em Melbourne, teve problemas na primeira volta: o brasileiro
rodou na curva 7 e precisou seguir para os boxes.
Prova fica paralisada por 50 minutos por causa da chuva
A chuva se intensificou, e os pilotos tiveram que antecipar os pit
stops para colocar os compostos de chuva forte. Massa foi para os boxes
na terceira volta, o mesmo feito por quase todos os pilotos na passagem
seguinte. A chuva aumentava cada vez mais até a direção de prova decidir
pela entrada do safety car na sétima volta. Duas depois, por falta de
condições, foi dada bandeira vermelha e a corrida foi interrompida.
Nesse momento, Hamilton liderava, seguido por Button e Perez. Massa se
encontrava na oitava posição e Senna, com duas paradas nos boxes, era
apenas o 23º.
Pilotos param nos boxes após relargada e Pérez assume liderança
Após 50 minutos de paralisação, a corrida foi reiniciada sob bandeira
amarela e o safety car permaneceu na pista ainda por cinco voltas. Na
relargada, Hamilton manteve a ponta, enquanto Button seguiu direto para
os boxes, para colocar pneus intermediários, estratégia adotada por
diversos outros pilotos como Rosberg, Raikkonen e Senna, em razão da
melhora de condições da pista. Na volta seguinte, Hamilton, Alonso,
Webber e Massa, também fizeram suas paradas. O inglês demorou no pit
stop e voltou atrás do companheiro de McLaren e da Ferrari de Alonso.
Mas a estratégia de Button foi por água abaixo logo na sequência,
quando o campeão mundial de 2009 se precipitou ao ultrapassar o
retardatário Karthikeyan. O inglês tocou o carro da HRT e precisou
voltar para os boxes para trocar o bico da McLaren. Nesse momento, com
estratégias acertadas, Pérez colocava a Sauber na liderança. Mas logo
depois, o mexicano foi superado por Alonso, o mais veloz na chuva.
Alonso brilha na chuva, segura Pérez e leva Ferrari à vitória
Com melhor tempo atrás de melhor tempo, o espanhol abria vantagem na
liderança. Mas a pista começou a secar e quem passou a ser o mais rápido
foi Pérez. O mexicano emplacou uma sequência de melhores voltas e a
vantagem para Alonso caiu vertiginosamente. A cinco voltas do fim, a
diferença entre os dois era de menos de dois segundos. Pérez tinha a
chance de fazer história conquistando a primeira vitória da Sauber, a
primeira do México desde Pedro Rodriguez, em 1970. Mas o jovem piloto,
mais rápido na pista, ouviu dos mecânicos do rádio que "segunda posição
era importante para equipe". Parece que a mensagem desconcentrou o
mexicano, que errou, saiu da pista e viu Alonso abrir novamente. Daí em
diante, o bicampeão mundial tratou de administrar a vantagem até receber
a bandeira quadriculada. A vitória do espanhol levou a equipe Ferrari
ao delírio. No boxe da Sauber, lágrimas de felicidade de Peter Sauber,
dono da escuderia, pela segunda posição de Pérez. O pole position Lewis
Hamilton cruzou em terceiro e fechou o pódio.
Alonso celebra improvável vitória em Sepang (Foto: Reuters)
Confira o resultado final do GP da Malásia, em Sepang:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 2h44m51s812
2 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - + 2s263
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - + 14s591
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - + 17s688
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - + 29s456
6 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - + 37s667
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - + 44s412
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - + 46s985
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - + 47s892
10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - + 49s996
11 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - + 1m15s527
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - + 1m16s826
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 1m18s593
14 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - + 1m19s719
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - + 1m37s319
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - + 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - + 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - + 1 volta
19 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - + 2 voltas
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - + 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - + 2 voltas
22 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - + 2 voltas
2 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - + 2s263
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - + 14s591
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - + 17s688
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - + 29s456
6 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - + 37s667
7 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - + 44s412
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - + 46s985
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - + 47s892
10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - + 49s996
11 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - + 1m15s527
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - + 1m16s826
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 1m18s593
14 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - + 1m19s719
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - + 1m37s319
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - + 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - + 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - + 1 volta
19 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - + 2 voltas
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - + 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - + 2 voltas
22 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - + 2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 11 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 52 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 52 voltas
FONTE E REDAÇÃO: http://globoesporte.globo.com
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